top of page

DESTINATÁRIOS

​

  1. Entidades Públicas

  2. Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS

 

OBJETIVOS

Capacitar todos os indivíduos utilizadores e gestores dos edifícios e infraestruturas para o correto uso dos equipamentos de iluminação.

Esta formação pretende providenciar exemplos práticos e valores de poupança típicos, melhores práticas e outras metodologias pedagógicas para ajudar as entidades a perceber as potencialidades de uma gestão dos seus consumos e investimentos na troca dos atuais equipamentos, assim como tornar a aplicação de um sistema de gestão energética mais fácil e atrativa.

​

Formação em Poupança de Energia Elétrica em Entidades Públicas e IPSS

FASES DE DESENVOLVIMENTO

​

1. Criação de um website onde serão divulgados todas as informações relativas à presente medida e ao tema a ela associado: eficiência energética e redução dos consumos de energia elétrica. este website continuará disponível após a conclusão da medida, continuando a disponibilizar conteúdos de suporte.

2. Os Municípios, IPSS e Associações serão também convidados a responder a um inquérito sobre eficiência energética e os seus consumos de energia elétrica, em particular de iluminação, o que permitirá adequar os temas das formações e do material de suporte a disponibilizar bem como o próprio auto diagnóstico por parte destas entidades.

3. Realização de seminários nos quais os responsáveis pela gestão energética dos edifícios participantes serão alertados para os desperdícios de energia e serão assim convidados a implementar um conjunto de medidas de gestão, organizacionais, comportamentais e eventual substituição de equipamentos capazes de aumentar a eficiência energética das suas organizações. Ao atualizar dados relativos aos consumos de energia as entidades terão acesso imediato à evolução dos seus indicadores de desempenho energético e assim podem de certa forma monitorar a sua evolução na procura de soluções mais eficientes do ponto de vista energético.

PRÉMIOS
​

Serão identificados os edifícios e infra estruturas com maiores progressos nas suas performances energéticas, sendo que dois edifícios (Municipal e IPSS) que obtiverem melhores resultados terão oportunidades de lhes ser atribuídos prémios para investimento.

bottom of page